Casos de estudo: Produtores de leguminosas

Atualmente, Portugal (tal como a maioria dos países europeus que paulatinamente foram abandonando o cultivo de leguminosas) depende fortemente da importação de leguminosas para suportar os níveis internos de consumo.

A produção de leguminosas em Portugal apresentou uma tendência decrescente após a década de 90, atingindo valores de produção abaixo das 5000 toneladas entre 2005 e 2010 (INE, 2022c). Entre 2000 e 2015 a produção manteve-se constante, correspondendo a cerca de 0,03% do total produzido a nível mundial (Associação Portuguesa dos Nutricionistas, 2016).

Após 2015, contudo, tem se observado uma tendência crescente na produção de leguminosas secas, sendo que, em particular a produção de ervilha e fava (contabilizada após 2011), apresentam uma proeminente tendência de produção crescente.

Adequação do solo à produção de leguminosas

Dentro das várias espécies existentes de leguminosas, encontram-se opções com diferentes características que permitem a adaptação a solos de natureza distinta, tais como culturas adaptadas a solos mais ácidos, como o tremoço, outras a solos mais básicos como a fava e o grão-de-bico, e outras com uma ampla capacidade de adaptação, como as lentilhas.

Em relação à textura dos solos é possível encontrar uma cultura leguminosa que esteja adaptada às condições do terreno:

As faveiras preferem solos de textura média-fina a fina (desde que bem drenados)

As ervilhas e grão-de-bico preferem solos de textura média

Os tremoços preferem solos de textura média-grosseira a grosseira

O projeto Proteína Verde, em parceria com a Food4Sustainability, acompanha diferentes agricultores em Portugal, tendo em vista orientá-los e dar-lhes a mentoria necessária que os permita iniciar a produção de leguminosas secas nos seus solos.

Fica a conhecer as histórias e evolução destes produtores:

Hortas d'Idanha

A Hortas d'Idanha, é uma sociedade comercial anónima e uma iniciativa de produtores e agentes económicos, que tem por objeto a produção, transformação e comercialização de produtos horto-frutícolas biológicos. Está a receber mentoria para produção de ervilha, fava e grão-de-bico preto.

Descubra aqui a evolução das suas produções agrícolas

Francine

A Francine é recém proprietária de um terreno, sobre o qual vai desenvolver um projeto de acolhimento de pessoas doentes e de idade, BioGaia, onde terão a possibilidade de continuar e/ou desenvolver as atividades relacionadas com o cultivo da terra e da produção biológica, em coletividade.

Descubra aqui a evolução das suas produções agrícolas