O que é o projeto Proteína Verde?

A iniciativa Proteína Verde defende a implementação de políticas públicas que promovam a sustentabilidade ambiental do sistema alimentar e que exista uma transição alimentar tendo em vista que as fontes de proteína que o caracterizam sejam predominantemente de origem vegetal, traduzindo-se em benefícios não só para o meio-ambiente como também para a saúde pública.

Em particular, promove a produção, o desenvolvimento e o consumo de leguminosas, sendo estas benéficas para a agricultura, devido à sua contribuição para a diversificação de culturas, redução da utilização de energias fósseis e diminuição das emissões dos gases de efeito estufa, bem como porque requerem menos água relativamente à produção de outras fontes de proteína. Além disso, apresentam benefícios nutricionais, incluindo proteínas, fibras, vitaminas e minerais, e promovem a saúde pública.

Assim, defende que as políticas públicas devem intervir no sistema alimentar, devendo os decisores governamentais encaminhar a sociedade para a produção, a investigação, a inovação e o consumo de fontes proteicas alternativas, tendo em vista reduzir a pegada ecológica do consumo alimentar.

O projeto Proteína Verde reconhece e aborda o impacto da produção agropecuária no ambiente e nos ecossistemas, nomeadamente ao nível do aquecimento global da Terra, perda da biodiversidade, sobre-exploração dos recursos hídricos e do solo, mas também na saúde pública.

A iniciativa defende as fontes proteicas alternativas às convencionais (em particular, que derivam da pecuária e pesca industrial), e propõe, em particular, a proteína vegetal, identificada como uma solução que contribui para a mitigação das alterações climáticas e promove a saúde.

O dinamizador do projeto é a Associação Vegetariana Portuguesa, que conta com o apoio de 16 parceiros.

Um dos principais focos do Proteína Verde é o seu Plano Nacional de Promoção à Proteína Vegetal, que pode ser consultado aqui e que foi elaborado conjuntamente pelas seguintes organizações: Associação Vegetariana Portuguesa, ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável e GEOTA.

Missão

O projeto Proteína Verde tem como alvo principal a implementação de políticas públicas que promovam a produção, dinamização e consumo de alimentos de base vegetal e, em particular, fontes proteicas alternativas à carne.

Acredita que os países devem estabelecer Planos Nacionais de promoção à Proteína Vegetal, perante a urgência em afastar o sistema alimentar de formas de pecuária que contribuem substancialmente para as alterações climáticas e pegada ecológica em geral.

Pilares de atuação

Promover ações de consciencialização que evidenciem a importância das medidas políticas no sistema alimentar.

Apoiar os agricultores no cultivo sustentável de leguminosas, promovendo a produção e consumo local.

Apoiar as empresas na investigação, dinamização e exploração de alternativas proteicas.

Articular e colaborar com decisores políticos em prol de leis ou regulamentos que promovam um sistema alimentar mais sustentável e de base vegetal.

Promover mais pesquisa e investigação em torno das proteínas de base vegetal.

Emitir recomendações políticas que se traduzam em ferramentas de promoção da proteína vegetal.

Estabelecer parcerias estratégicas com organizações, produtores, empresas e universidades que poderão ser embaixadores do projeto na sociedade civil.