Mesas de Debate

Dedicamo-nos a promover a a importância das políticas ambientais e de saúde pública no contexto do sistema alimentar. Como parte integrante desta missão, dinamizamos Mesas de Debate sobre Políticas Públicas do Sistema Alimentar, nas universidades portuguesas.

O Que Esperar das Mesas de Debate?

Objetivos

Promover o conhecimento sobre a interligação entre políticas ambientais, saúde pública e sistema alimentar.

Incentivar a discussão e ação nas universidades em prol de práticas alimentares mais sustentáveis.

No âmbito do projeto Proteína Verde, procuramos colaborações com universidades para a realização de mesas de debate enriquecedoras, onde alunos e docentes têm a oportunidade de se envolver em discussões sobre políticas públicas do sistema alimentar. Em destaque está a discussão aberta em torno da segunda edição do Plano Nacional de Promoção à Proteína Vegetal.

Temas das Mesas de Debate

Sustentabilidade Ambiental: Explorar as políticas que podem impulsionar práticas mais sustentáveis no sistema alimentar.

Saúde Pública: Conectar os pontos entre escolhas alimentares, políticas de saúde e bem-estar geral.

Consumo e Produção Alimentar: Analisar as interações entre as escolhas de consumo, métodos de produção e o impacto ambiental.

Como Participar

Estamos entusiasmados em receber a participação ativa de alunos, docentes e professores das universidades em Portugal, tendo em vista uma discussão informada e construtiva. As mesas de debate são um espaço aberto para troca de ideias, experiências e perspectivas sobre as políticas públicas relacionadas com a sustentabilidade ambiental, saúde pública e sistema alimentar.

Contacta-nos

Para mais informações sobre como colaborar ou participar nas mesas de debate, entra em contato conosco através do email [email protected]

És estudante ou professor de uma universidade? Junta-te a nós na promoção de um sistema alimentar mais consciente e sustentável. Organiza connosco uma Mesa de Debate sobre Políticas Públicas do Sistema Alimentar na tua universidade.

Próximas Mesas de Debate

Fica atento às nossas atualizações para informações sobre as próximas mesas de debate. Junta-te a nós e faça parte desta iniciativa dedicada a moldar um futuro mais sustentável e saudável para todos.

Mesas de Debate Anteriores

28 de março de 2024, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

No passado dia 28 de março de 2024, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e a Associação Vegetariana Portuguesa organizaram um evento que incluiu a exibição do documentário "Carne: a Pegada Insustentável", produzido pelo eurodeputado Francisco Guerreiro e realizado por Hugo de Almeida, e uma mesa de debate em torno de tópicos relacionados com o consumo de carne.

Foram abordados diversos temas, desde a pegada carbónica dos alimentos até ao impacto da pecuária na saúde pública, passando pelos determinantes psicossociais e educacionais do comportamento alimentar. A urgência de políticas públicas para lidar com a crise climática e de saúde foi também tema de discussão.

7 de novembro de 2023, o Núcleo de Estudantes de Ciência Política da Universidade Minho

No passado 7 de novembro de 2023, o Núcleo de Estudantes de Ciência Política da Universidade Minho, em parceria com o projeto Proteína Verde, organizou uma mesa de debate, trazendo à luz discussões sobre a necessidade de transição proteica no sistema alimentar.

Exploramos o impacto do sistema alimentar no ambiente, ecossistemas e saúde pública, questionando a responsabilidade das políticas públicas.